Inovação e prevenção foram os assuntos que fizeram parte da programação desta quinta (20)

Por Elves Galvão

Foi o espírito de inovação que se viu no auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, durante a manhã desta quinta-feira (20), quando teve inicio o Show de Química, uma das atividades que fazem parte da programação da VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. Os instrutores do Espaço Ciência desenvolveram uma série de experimentos químicos que aguçaram a curiosidade e promoveram a interação integral dos alunos. Essa foi mais uma prova concreta de que o conhecimento transmitido de forma criativa e participativa está mais propicia a alcançar seus objetivos.

“Foi muito bom, aprendi muita coisa”, relata Janata Chaves, 14 anos, aluno da Escola Municipal Florestan Fernandes, localizada no Ibura de Baixo. Para  a Professora  Hilda Cecília, da Escola Municipal Reitor João Alfredo, as atividades extraclasse são importantíssimas: “ além das questões das disciplinas que reforçam o conteúdo passado em sala de aula, tem a questão da sociabilidade. Antes dessas atividades eles não sabiam se comportar na rua e nos coletivos”, e desabafa: “agora não, hoje eu acompanhei sozinha a minha turma, antigamente não era assim, para dar conta de uma turma dessa tamanho eram necessários três educadores”, e acrescenta: “É isso que eu quero, que eles cresçam”.

Em seguida houve a palestra “Prevenção para um Recife Melhor”. Os analistas da Defesa Civil do Recife (CODECIR), Juliana Barbosa e Gutenberg Costa, deram ênfase as ações de prevenção desenvolvidas pelo o órgão. Inicialmente, apresentaram a entidade e a função dela para o Recife aos estudantes. Logo após, apresentaram as principais ações preventivas realizadas pela Prefeitura do Recife, como o monitoramento de áreas de morro e planície sujeitas a alagamentos e enxurradas, além das edificações em estado precário de conservação. Destaque para o atendimento assistencial que a instituição realiza em toda cidade. “Esse trabalho de conscientização, com os alunos das escolas municipais do Recife é de suma importância. Essa criançada é o futuro e, daqui pra frente, eles serão os nossos agentes multiplicadores de informações”, comentou Gutenberg Costa.

Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário