Aquecimento Global é tema de palestra da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia\

por Gérsica MarquesPor Rodrigo Pereira

Mudanças Climáticas e Catástrofes Naturais Associadas foi o tema da primeira palestra realizada na VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Recife, durante esta terça-feira (18). A ministrante foi a coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (LAMEPE), Francis Lacerda.

O tema central da palestra foi o aquecimento global. Nela foram apresentadas as variações climáticas causadas pelo efeito estufa agravadas, em grande parte, pela emissão do gás carbônico (CO²). “Os efeitos deste aquecimento e dos impactos gerados na natureza resultam no aumento dos fenômenos naturais como chuvas ,secas e ondas de calor”, explicou a coordenadora.

Francis Lacerda prendeu a atenção dos estudantes quando mostrou as consequências desse impacto no estado. A coordenadora exemplificou alguns desses impactos e relembrou as fortes chuvas nas cidades de Palmares e Barreiros que inundou os municípios, e mostrou a real necessidade da diminuição da emissão do gás carbônico e do uso de energias mais limpas como biodiesel, energia solar e elétrica.

“Gostei muito da palestra. Foi nela que aprendi a não destruir as florestas pois não é legal”,  comentou a estudante Meiriane Tenório, 15 anos, da Escola Municipal Batista Porto.

As atividades do segundo dia da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia foram iniciadas com o Show de Química. O experimento realizado pela equipe do Espaço Ciência foi o ‘Queimando o Real’.  Nela, foi solicitada aos estudantes presentes uma cédula para que fosse queimada sem que danificasse o papel. Na experiência, a cédula foi umedecida com uma mistura de 50% de álcool e 50% de água e, logo após, acrescentado o fogo. No término do experimento a cédula continuou intacta. Segundo a equipe, o papel não se danificou pois a água protegeu a cédula das chamas. Por o álcool evaporar mais rápido, as chamas terminaram antes de atingir o papel.

Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário