Astronomia é tema de palestra da VI SMCT

Por Rodrigo Pereira

O professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Antônio Carlos Miranda, ministrou palestra, durante a tarde desta terça-feira (18), na VI Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. Com o tema “Asteróides em Rota de Colisão com a Terra”, o professor fez uma breve explanação sobre o sistema solar, dando ênfase aos asteroides.

Antônio Miranda falou sobre a Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional (IMPACTON), projeto do Governo Federal em parceria com os governos da Austrália e da Alemanha.  “Depois de muitos estudos sobre a melhor localização, o consórcio construiu o terceiro Observatório de Pesquisas de Asteroides do mundo. A unidade está localizada em Itacuruba, no semiárido de Pernambuco, situada à466 Kmdo Recife e à 390 m acima do nível mar. O município foi escolhido por existirem poucas cidades próximas, que oferecem pouca poluição luminosa, e poucas nuvens , não alterando, assim, a qualidade das observações.

A equipe do projeto IMPACTON, administrado à distancia pelo Observatório Nacional que está localizado no Rio de Janeiro,  é formada pelos cientistas Daniela Lazzaro, Teresinha Rodrigues, Jorge Henrique Carmand, Fernando Roig e Thaís Mothé Diniz.

O palestrante mostrou aos estudantes o Vesta, asteroide com aproximadamente 500 Km de diâmetro, que, segundo o professor, caso viesse a se chocar com a Terra, extinguiria toda a vida do planeta. O palestrante revelou ainda que, em 2036, asteroides que ainda não se sabe o tamanho vêm em rota direta para o planeta Terra. A vinda do asteroide, de acordo com Antônio Carlos Miranda, já foi cientificamente comprovado, mas ainda não se tem exatidão dos pontos de impacto.

“É uma coisa de dar medo, mesmo assim é muito legal estudar os meteoros”, comentou o estudante Caio Souza,12 anos, da Escola municipal Poeta Joaquim Cardoso , localizada no Córrego da Areia.

Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário